Exercício de Design Thinking

Daniela Castro
4 min readJun 11, 2019

O Design Thinking é uma metodologia centrada no usuário, utilizada para resolver problemas complexos que permite trazer à tona novas oportunidades e chegar em soluções amigáveis para seus clientes e usuários.

Sua aplicação não está limitada a experiências digitais e é adotada por empresas de diferentes áreas, com diferentes produtos e serviços, por permitir a criação de soluções criativas sem alto custo de produção e execução.

Neste exercício, vou passar por 4 das 5 fases do Design Thinking para chegar em uma solução para o Whole Bank, um banco tradicional em transformação para se tornar uma empresa mais tecnológica e user friendly (amigável para o usuário).

Metodologia do Design Thiking: Empatizar → Definir → Idealizar → Prototipar →Testar

O Whole Bank começou suas operações em Framingham, uma pequena cidade em Massachusetts, Estados Unidos. Seu objetivo é oferecer uma maneira diferente para guardar e gerenciar seu dinheiro, dando ao usuários opções inovadoras como contas virtuais.

O pedido feito pelo banco foi dar a seus cliente uma funcionalidade exclusiva para viagens, para que, ao invés de usarem seus cartões, eles pudessem usar o aplicativo mobile.

1. Empatia

Para esta etapa, queria buscar insights e abrir meu ponto de vista sobre o problema e, para isso, preparei um roteiro para entrevistar 5 pessoas.

O roteiro surgiu das principais respostas que gostaria de obter dos usuários:

  • Você tem costume de fazer viagens?
  • Como você se organiza para sua viagem?
  • Como é a experiência de se preparar para uma viagem?
  • O que geralmente costuma consumir em viagens?
  • Como lida com o câmbio em viagens internacionais?
  • Você se lembra de uma situação ruim?
  • Sobre a última viagem que fez, o que mais gostou de ter adquirido?
  • O que você faz com o dinheiro que sobra da viagem?

Muitas das respostas obtive sem mesmo precisar perguntar diretamente, para que a entrevista parecesse mais com uma conversa do que com um questionário.

Com as entrevistas, me deparei com alguns problemas em comum:

  • Os entrevistados tentam evitar as taxas do cartão de crédito em compras internacionais
  • Em viagens nacionais, usar dinheiro vivo dá trabalho e insegurança
  • A preparação financeira para a viagem dura muito mais que a própria viagem
  • Carregar dinheiro vivo nas viagens (nacionais ou internacionais) é uma saída, mas não o que os entrevistados estão habituados
  • Os entrevistados não mencionaram outros meios de pagamento que não dinheiro ou cartão (crédito ou débito)

2. Definição

Diante de todos esses problemas, o que acredito ter mais valor para o usuário e para o Whole Bank é:

Como propor um meio de pagamento conveniente como o cartão de crédito e universal como o dinheiro para as pessoas usarem durante suas viagens?

3. Idealização

Para chegar em uma solução, retomei às entrevistas para entender:

  • Quais os principais produtos/serviços adquiridos durante as viagens?
  • Quais os tipos de estabelecimentos frequentados pelos entrevistados?

Então comecei a ilustrar uma jornada de compra em estabelecimentos Low Profile (como barracas, pequenos comércios, ambulantes) e High Profile (como shopping centers ou centros comerciais):

Veja mais sobre a técnica de sketchnote aqui.

Para que a solução fosse viável, seria importante pensar em uma funcionalidade simples, que servisse para micro comerciantes e para grandes centros comerciais, e vantajosa, para que o usuário escolhesse esta solução ao invés do que já está habituado.

A solução que cheguei foi: Pague com um toque.

Uma aplicação web dentro do app do Whole Bank que faz a ponte entre o comércio e o cliente, que transaciona a venda em tempo real, na moeda local para o comerciante e na moeda de origem do cliente.

O comerciante faz o disparo de um link para o cliente por meio de SMS, Whatsapp ou Bluetooth, e o cliente confirma a compra com a identificação de digital do celular (podendo ser um PIN para celulares sem esta tecnologia).

4. Protótipo

e. Photos of your paper prototype design

Essas são algumas telas elaboradas para ilustrar a ideia da funcionalidade, a partir da jornada do usuário:

  1. O usuário acessando o link cai na página de pagamento do app, com o valor em sua moeda de origem + nome da loja que gerou pagamento.
  2. Clicando em “Pagar” ele é redirecionado para validação de digital ou inserção de PIN.
  3. Com a credencial confirmada, o pagamento é realizado
Sketches feitos para ilustrar ideia do aplicativo

O que aprendi neste exercício

Com este exercício pude retomar a importância de cada etapa no processo de criação de novas soluções.

É fundamental escutar as experiências do usuário e antes disso se preparar para uma conversa de escuta ativa, rica em insights. Registrar a conversa para escutar posteriormente é uma maneira de não se preocupar com os mínimos detalhes e de se entrosar, ter empatia, com a história dividida do entrevistado.

Conversar com 5 pessoas é ideal para começar a ver os padrões de comportamento e de problemas. Isso te permitirá criar soluções mais assertivas com seu público-alvo.

Por fim, comparar as dores dos entrevistados com as soluções já existentes no mercado pode te trazer um novo panorama de como usar tecnologias já existentes em um novo contexto!

--

--

Daniela Castro

Product Designer & Educator | Lead Instructor at Ironhack Paris